sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Parabéns, vascaínos!

Hoje você deve ter acordado e pensado: “Putz! Que chuva”. Talvez tenha até resmungado. Mas você sabe que dia é hoje? 21 de agosto de 2009 – 111 anos do Clube de Regatas Vasco da Gama, certo? Mais ou menos. Hoje também é o dia do meu, do seu aniversário. Vascaíno de verdade não nasceu em 1981, 1964, 1915. Vascaíno que é vascaíno nasceu junto com o clube em 1898. Temos todos 111 anos de existência. E como tem sido essa vida?

Enfrentamos obstáculos, superamos grandes desafios. Provamos que negros podiam jogar futebol e ser cidadãos – aí estão Élton, Mazinho e Romário. Formamos equipes inesquecíveis que conquistaram além de títulos, a admiração dos adversários – quem não conhece o Expresso da Vitória?

Fomos repelidos por não termos estádio. Construímos um com a união de nossos torcedores e são os adversários que hoje não tem uma casa – São Januário é o caldeirão. Viramos partidas onde nos davam como derrotados – Vasco 4 x 3 Palmeiras. Combatemos o inimigo dentro da própria casa – prefiro não comentar.

São histórias da nossa vida. É um orgulho sem limites, sem tamanho, sem fronteiras. É nossa essência resgatar e cantar ao mundo quão grande é esse sentimento. Temos uma vida movimentada por lutas e batalhas, conquistas e perdas. Muitas lágrimas rolaram nestes 111 anos. Muitas de alegria, outras tantas de tristeza.

Não reclame da chuva que cai hoje sobre o Rio de Janeiro (e talvez até em outros estados). Ela veio para regar a semente que plantamos lá atrás e que cresce como uma família de verdade.

Voltamos a acreditar no clube e formamos novas parceiros. A principal mudança não veio na camisa, nas dependências ou no patrocínio. O fato mais importante desse novo momento foi a mudança na postura do torcedor que mostra com orgulho que quando o Vasco jogo ele vai para incentivar, ganhando ou perdendo.

Por essas e outras que celebramos com tanto entusiasmo esse nosso aniversário. Amanhã nos encontramos no Maracanã para escrever mais um capítulo dessa história.

Saudações vascaínas,
Renata Neris - www.renataneris.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário